terça-feira, 4 de maio de 2010

Presença Negra: conflitos e encontros:

O título acima dá nome ao artigo de João José Reis do qual conhecemos um  trecho no livro Geografia - Vol 1 Ensino Médio, de autoria de João Carlos Moreira e Eustáquio Sene (Ed. Scipione; São Paulo, 2005).
A partir de nossas leituras, fomos conhecendo alguns condicionantes históricos que construiram a sociedade brasileira com as marcas da diversidade, mas também marcada pela segregação.
Com as palavras de João José Reis, reproduzidas nas páginas 32 e 33 do nosso livro-texto (SENE e MOREIRA. Geografia - Ens Médio - Vol 1, Ed Scipione, São Paulo,2005), compreendemos que o fim da escravidão no Brasil lançou a população negra a um beco sem saída. Alguns autores chegam a afirmar que a Abolição foi, na verdade, uma tentativa d ese livrar dos cativos, num momento de extremo racismo em que as elites buscavam o "branqueamento" da população brasileria.

Dentro desse contexto é fácil perceber por que a população negra, ao longo de todo o século XX, figurou nas estatísticas mais negativas quanto à qualidade de vida.

E, com o apoio do nosso debate em aula, foi possível confirmar que a situação persiste até os nosso dias.

Quando lemos a entrevista de Kabengele Munaga, Professor Titular do Departamento de Antropologia da USP, (pág. 37 e 38) foi possível reviver, lembrar e dar-se conta do papel da escola - da educação -  para romper ou manter o racismo e a discriminação. Precisamos desvelar a história e a cultura afrobrasileira como matriz indissociável daquilo que somos hoje.

Abaixo, aguardo teu comentário, opinião ou conclusão sobre estes temas.
PARTICIPA!
++++++++++++++++++++++++++
*Sobre Racismo e o conceito de Raça, leia mais AQUI e depois procure a professora Adriane de Ciências da Natureza, ela vai  contribuir muito nesse debate!

*Sobre a prática de racismo nos EUA e o uso de crianças negras como iscas para jacaré, leia o excelente texto de Walter Passos AQUI.

21 comentários:

  1. Minha opiniao é que os negros nao deviam ser humilhados e nem devia existir racismo porque eles tem que viver livremente, em paz. Se nao existisse racismo eles nao estariam sofrendo com tudo iss; estaria tudo igual como os brancos vivem hoje. Portanto devemos acabar com esse racismo e deixar todos viverem em paz e livremente. Essa é minha opiniao.

    ResponderExcluir
  2. Como Florestan Fernandes (1965) e mais recente como George Reid Andrews (1991) demonstraram, convincentemente, as dificuldades enfrentadas pelos negros em São Paulo são muitas. As redes de sociabilidade do negro foram todas submetidas a uma pressão, as vezes intoleráveis, que parece ter se intensificado com o avanço do século XX, quando a elite nacional tentou deliberadamente a criação de uma sociedade "européia" nos trópicos.

    ResponderExcluir
  3. carlos Eduardo Dos Santos Pereira4 de maio de 2010 às 14:33

    MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA É FUNDAMENTAL PARA EVITAR QUE ACONTEÇA CASOS DE RACISMO PARA QUE TENHA IGUALDADE ENTRE OS PATAMARES DE VIDA ENTRE BRANCOS E NEGROS E DAI ERRADICAR O ANAFABETISMO,O TRABALHO INFANTIL, AUMENTAR COTAS EM FACULDADES PARA OS NEGROS E PENAS MAIS SEVERAS PARA OS PRATICANTES DO RACISMO E POR FIM COMBATER A MISERIA ,E DESIGUALDADE RACIAL ,,,

    ResponderExcluir
  4. NA NOSSA OPINIÃO ,PARA TENTAR ACABAR,COM ORACISMO.CADA UM DE NÓS DEVEMOS FAZER A NOSSA PARTE;DEVEMOS OLHAR AS
    PESSOAS DE COR COM OUTRO OLHOS.ELES TEM SEMTIMENTOS COMO OS BRANCOS , TAMBEM PAGAM IMPOSTOS ELES SÃO GENTE.
    É MUITO FACIL ENXERGAR DEFEITOS NOS NEGROS ,MAS TEM BRANOS QUE TEM MUITOS DEFEITOS

    ResponderExcluir
  5. Flora e Lenir (1D)4 de maio de 2010 às 14:37

    RACISMO
    O racismo sempre existiu eles queriaqm subtrair o negro da populaçao para escravisá-la muito.Mas até hoje existe rascismo,não ha democracia no Brasil
    Eles falam tanto em rascismo mas o negro acaba sempre sofrendo,nas ruas,nas escolas e no trabalho.
    Ele só tem segurança na sua casa.Não devemos descriminar os negros,e são pessoas iguais.

    ResponderExcluir
  6. PARA COMBATER O RACISMO E PRESIÇO DO APOIO DOS DIREITOS POLITICOS E CIVIS NÃO BASTA AS PESSOAS SO FALAR.MAS SIM SE CONSCIENTIZAR UNS COM OS OUTROS.

    ResponderExcluir
  7. Geralmente um negro não tem as mesmas oportunidades que uma pessoa branca.Por mais inteligente que um negro seja,ele jamais podera competir com uma pessoa branca.Isso não quer dizer que um branco sabe mais que um negro,aos olhos de Deus somos todos iguais.Para mudar o mundo,devemos começar a mudança dentro de nós mesmos!

    ResponderExcluir
  8. Primeira coisa para acabar com o racismo é dar qualidade de vida para os negro;Nós temos que dar oportunidade na aérea do trabalho,da uma boa qualidade na comunidade brasileira que tens mais branco por isso que existe mais preconceito.

    ResponderExcluir
  9. ANDRESSA,VAANDERLEIA 1D4 de maio de 2010 às 14:50

    QUE OS BRANCOS TIVESSE UM POUCO MAIS E DE VERGONHA E PARASSE DE SEREM RASSISTA PORQUE É UMA FALTA DE CONSIDERAÇÃO E QUE OS BRANCOS DESEM MAIS EMPREGOS PARA OS NEGROS. E É ISSO

    ResponderExcluir
  10. ser diferente das outras pessoas que acham o ato de ser racista uma coisa legal,e preciso a conscientização de todos para o racismo acabar.

    ResponderExcluir
  11. BOM O NEGRO TEM QUE SER IGUAL AO BRANCO TEMOS QUE VIVER EM UNIÃO ELES COMEM AS MESMAS COISAS, PAGAM OS MESMOS IMPOSTOS QUE TODOS NOS,ENTÃO DEVEMOS DEIXAR DE SERMOS DESIGUAL COM ELES ESTÃO DEVEMOS TRATAR ELES IGUAL NA ESCOLA,NA CIDADE E ATE NOS NOSSOS EMPREGOS.
    ENTÃO RACISMO NÃO AI CONSCIENTIZÃO-SE DE QUE ISSO NÃO É LEGAL. RACISMO É CRIME

    ResponderExcluir
  12. Minha opinião é que no Brasil não deveria ter racismo porque os negros tinham que ser tratados igual a todos e melhorar mais a gualidade de vida deles e no trabalho tambem.

    ResponderExcluir
  13. O que é preconceito?
    Quando falamos assim: "Ahh! O preconceito aumentou no Brasil!" - o que vem na cabeça?
    Que mais pessoas brancas viraram racistas? E tem nojo de pessoas de cor?
    É,pode ser. Só que temos que parar para pensar e ver que às vezes muitas pessoas negras não gostam da própria raça. Quando eu penso nisso, me indigno!
    Sou preta, branca ou amarela. E tenhlo que ter orgulho da minha raça, do meu povo, da minha história e da minha cultura.
    Tenho que bater no peito e dizer: "Sou preto com orgulho!"
    Já vi pessoas adultas dizendo para suas crianças "não te junta com eles; eles são pretos". Temos que parar e pensar; além da cor, cada pessoa tem um coração, tem sentimentos e pensamentos; não são animais, são pessoas; seres humanos.
    Que país é esse em que a cor julga o destino?
    PENSE NISSO!
    Deixe a sua opinião sobre o meu comentário.

    ResponderExcluir
  14. Os negros foram todos eles submetidos a uma pressão na criação de uma sociedade européia aqui nos trópicos, ou seja, aqui no Brasil; isso significava mais radical em relação ao extermínio da cultura de extração africana.
    A Abolição no Brasil: momento de decisões políticas. Muitos de nossos intelectuais divulgavam ideologias travestidas de ciência. Que pontificavam sobre a inferioridade do negro.
    O branqueamento da população era fazer sumir os negros de todo o Brasil.

    ResponderExcluir
  15. Éverton dos Santos7 de maio de 2010 às 14:49

    O racismo.
    No racismo as crianças não conhecem a sua propria história,até na escola eles sofrem desvantagem,todos preconceitos e discriminação que permeiam a sociedade brasileira.
    Claro a diversidade é uma riqueza e não deveria criar problemas.Como ofender,faltar o respeito,chamar os outros de certas coisas que passa discriminar a outra pessoa.Não podemos contruir a indentidade brasileira a partir de uma unica cultura,considera superior.No brasil isso mantem os negros em pessimas condiçoẽs.
    Os negros tem que ter o mesmo costume dos brancos e os brancos os mesmos costumes dos negros os dois são humano, e nem um é melhor do que o outro.

    ResponderExcluir
  16. O racismo na escola.
    Sem dúvida todo os preconceitos e discriminações que permitem a sociedade brasileira são encontrados na escola,cujo papel deve ser o de preparar o futuro cidadão para a diversidade, lutando contra todo o tipo de preconceito.Mas ele acaba reforçando o racismo.

    ResponderExcluir
  17. Joana Fabiana (1C)7 de maio de 2010 às 14:57

    O racismo no Brasil mantém os negros em péssimas condições e dificulta o acesso na boa educação e na boa qualidade de enmprego.
    As crianças negras são mal tratadas pelo baixo poder aquisitivo. os negros sofrem para entrar no ensino público. O sistema foi construído com base na realidade da minoria abastecida, ou seja, na classe média brasileira e não recebem nas unidades públicas tratamento adequado ao seu desenvolvimento intelectual e emocional.
    A diversidadé é uma riqueza que não deveria criar problemas, não podemos construir a identidade brasileria a partir de uma única cultura, considerada superior que é a ocidental.
    A criança negra precisa aprender na escola qual a contribuição do povo negro, assim como os portugueses, japoneses contribuiram no desenvolvimento do país e nenhuma dessas contribuições é melhor que a outra.

    ResponderExcluir
  18. Caroline de Oliveira Trindade7 de maio de 2010 às 15:00

    O RACISMO NO BRASIL
    Eu acho que o racismo não deveria existir no Brasil por que se todos n[os pensássemos igual, o racismo não existiria.
    O racismo é uma questão de democracia. Que pena que as pessoas não pensam o quanto as pessoas africanas são rejeitadas e o quanto eleas se sentem excluídas do mundo.

    ResponderExcluir
  19. O RACISMO NO BRASIL.
    Isso significa para as pessoas que moram na Europa queriam acabar com as pessoas africanas até tirar o negro de vários paises,era isso que a grande parte queriam promover a imigração.Foi por isso que os negros puros estavam desaparecendo, sabemos que preconceito e descriminação é um problema que todos os negros vem sofrendo.
    O racismo é um preconceito que tem em todo o lugar, as pessoas brancas tem mais preconceito que os negros, os brancos são mais livres, por que tem partes do mundo que pessoas negras não são bem vindas.

    ResponderExcluir
  20. Jéssica Alves Trindade (1C)7 de maio de 2010 às 15:07

    O RACISMO NO BRASIL
    O racismo, hoje em dia, está em todo o lugar; na escola, no trabalho e em outros lugares. As pessoas acham que as pessoas de pele negra não tem os mesmos direitos. As pessoas negras vivem em péssimas condições, comparando com a população branca, já que a sociedade também é racista.

    ResponderExcluir
  21. diovana,kimberly,gracielly7 de maio de 2010 às 15:11

    O racismo no brasil.
    A discriminaçao eo racismo no brasil e bastante ; segundo a cor e altamente expressiva das condiçoes de opressao que o branco ipós .
    por isso no brasil existe muito .
    e tem mais:o racismo também existe na escola , na midia,nas ruas e pode ter também em casa e na familia .
    aqui no brasil tem uma juiza negra ela é a primeira juiza negra no brasil equando ela era pequena ala foi muito discriminada porque ela era pobre e negra ,e foi discriminadapor uma professora hoje ela luta pelos direito de sua raça.

    ResponderExcluir