quinta-feira, 20 de maio de 2010

História afrobrasileira.

Após nossos debates, visita e muita leitura; a turma dividiu alguns temas para publicarmos um informativo. O resultado inicial é o seguinte:
QUILOMBOS
Quilombo era uma pequena África onde os negros procuravam resgatar suas raízes.
Inclusive abandonando os nomes recebidos dos escravistas e trocando por outros de origem africana.
Existiram vários quilombos no Brasil, entre os séculso XVI e XIX. O mais conhecido e mais famoso de todos foi o Quilombo dos Palmares.

A partir do século XVI o Quilombo dos Palmares tornou-se centro de resistência de milhares de negros e mulatos escravos fugitivos de fazendas e vilas do nordeste.
Palmares localizava-se em uma área montanhosa, de 150 Km de comprimento e 50Km de largura, na Serra da Barriga, nos estados de Alagoas e Pernambuco, próximo ao litoral, coberta de florestas de palmeiras, daí o nome palmares.

Palmares durou cerca de 100 anos, de 1590 a 1694, quando foi destruído.

Palmares e Zumbi são símbolos de resistência para os afrodescendentes, daí o dia 20 de novembro, data da morte de Zumbi, ter sido institutído como o Dia Nacional da Consciência Negra.
texto de Fernanda e Terezinha

++++++++

Racismo:esta luta é de todos.
O que é racismo?
Preconceito ou discriminação em relação a indivíduo considerado de outra raça!

Hoje no mundo em que vivemos nos deparamos com varios tipos de preconceitos,não só o racial,mas também o politico,religioso...e tantos outros...mas o racial continua sendo o maior deles.
Durante muito tempo o negro foi mal tratado e considerado inferior por causa, unicamengte, da cor de sua pele; foi escravizado, humilhado e muitas vezes, obrigado a adotar uma cultura e uma religião que não era a sua.
Os tempos mudaram, os pensamentos evoluiram, mas o negro continua cada dia sofrendo o mesmo preconceito e lutando para conquisatr seu espaço com dignidade.
Racismo: esta luta é de todos! Somente a partir de quando o ser humano começar a pensar e agir d emaneira diferente, acreditando que é possível, sim, conviver com as diferenças de todo tipo, poderemos começar a construção de um novo mundo; pois apesar das diferenças somos todos iguais.
por Luciélen.

++++
Sociedade Beneficente União Filhos Do trabalho (relato de Augusto)

A SBU foi fundada no dia 05 de abril de 1925 , por José Gomes do Nascimento no antigo colegio Central, ao lado da prefeitura de Uruguaiana e funcionou lá até 1927, quando foi adquirido o predio da familia Barbará no endereço atual Rua Iris Valls, 1889.

Lá foram realizadas muitas festas e bailes, sem nenhum tipo de preconceito. A Sociedade foi fundada com a intenção de proteger os negros logo após o fim da escravidão e porque naquela época os negros eram proibidos de frequentar os principais Clubes da cidade . E assim, tanto como os negros, a S B U ajudou também varios outros necessitados de ajuda financeira , médica e etc .

Nenhum comentário:

Postar um comentário