sábado, 15 de maio de 2010

Lançamento do Projeto - Pesquisa da Realidade

Projeto de Pesquisa
Há mais de 20 anos, o debate sobre o meio-ambiente e as condições de vida da comunidade já estavam na pauta! A foto acima, trazida pela educanda Ivete (1D), nos mostra isso; são estudantes da 8ª série da EMEF Moacyr Ramos Martins, em meados da década de 80, protestando contra a proximidade do lixão municipal dos moradores daqui.
De lá para cá, muita coisa mudou. O lixão não está mais ali, apesar de ainda continuar sendo um grave problema em nossa cidade.
------------------------------------------------
Queremos, com esse pequeno exemplo, mostrar que SIM, temos história. Mesmo que em alguns momentos nem "nos coloquem no mapa", aqui na União das Vilas há muitas histórias esperando para ser descbertas e contadas. Esse é o nosso desafio daqui pra frente no Projeto de Pesquisa das etapas 1C e 1D.
No lançamento do Projeto com a turma 1D, a educadora Ediles, vice-diretora do turno da Tarde esteve conosco conversando sobre a importância do ato de pesquisar dentro de nossa proposta de escola. Resgatando elementos do pensamento de Paulo Freire e da práxis dos 9 anos de IEPF na União das Vilas, ela contribuiu com nossa reflexão .

Com este lançamento foi possível devolver várias questões levantadas pelas próprias Etapas 1C e 1D, fortalecendo o desafio coletivo de construir conhecimento a partir da realidade, com o objetivo de compreendê-la e, compreendendo, intervir.
"Eu tô gostando de estudar aqui. Eu, na minha idade, ativei a minha mente. Eu tô começando a pensar e analisar um monte de coisa que antes eu não via." Tânia Regina dos Santos, 49 anos, educanda da 1D

Com declarações marcantes como essa acima, formalizamos também os eixos que orientarão nosso trabalho, as ferramentas e metodologias de pesquisa que estarão ao nosso alcance e algumas possibilidades de divulgação dos resultados. Com a turma 1 C a apresentação foi na aula de sexta-feira, dia 14/05.
PROJETO ETAPA 1
Por ora, vamos listar os temas e os/as pesquisadores/as selecionados para cada questão. Confira:

1 - Início da Ocupação
Any, Jéssica, Vanessa e Ariane
2 - Trevo da Morte e DNER
Kimberly, Kariele, Keiti, Diovana e Graciely.
3 - Indicadores sociais
Tieli, Ana Paula, Ana Claudia, Joyce
4 – Inventário de estabelecimentos comerciais, culturais e religiosos (2 grupos)
Romário, Djaime, Éverton, Danilo, Joantan, Eduardo.
5 – PROMORAR e Salso
Andrew, Roger, Kenedy, Alexandra.
6 – PROFICAR e ÁREAS VERDES
Carlos Eduardo, Stéfani, Anderson, Taine, Elias
7 – Lot. Dona LAURA
Rosane, Tâmina, Flora, Lenir
8 – Chácara do Sol
Bianca, Jéssica, Renan, Carol.
9 – São Cristóvão e Nova Esperança
Vanderléia, Érica, Francieli, Andressa.
10 – Horta Pública
Alisson, Ivete, Dalete, Tânia
11 – Progresso e Cristal
Tatiane, Joana, Pablo, Angélica
12 – Logradouros principais (ruas, alamedas, becos, etc...)
Juliana, Biatriz, Débora.
Bom Trabalho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário