sexta-feira, 7 de maio de 2010

O Processo de Globalização

A Globalização pode ser interpretada como a atual fase da expansão do capitalismo, com impactos na economia, na política, na cultura e no espaço geográfico. Embora tenha suas raízes na expansão econômica do pós Segunda Guerra (...), trata-se da continuidade do longo processo de mundialização capitalista, de formação da economia-mundo, que já se arrasta por séculos (...) Pode-se afirmar que ela está para o capitalismo em seu atual período (...), como o colonialismo esteve para o capitalismo comercial e o imperialismo para a etaá do capitalismo industrial-financeiro. Milton Santos, importante geógrafo brasileiro, defendia que a "globalização é, de certa forma, o ápice do processo de internacionalização do mundo capitalista".
Extraído, com adaptações, de MOREIRA, João Carlos & SENE, Eustaquio de. Geografia - Ensino Médio - Vol. 3. São Paulo: Scipione,2005. (p. 54)

Agora, vamos assitir o vídeo abordando alguns aspectos do processo de globalização.


Inicialmente, quando fomos falar em Globalização, a primeira ideia que surgiu foi a de "globo" ou "mundo"; e, como vimos, essa ideia está bastante aproximada do que é Globalização.
Inclusive descobrimos que a Globalização nso atinge de perto mesmo. Veja só a imagem abaixo:

Viram? De um jeito ou doutro estamos mesmo globalizados...
O que a Cris e a Carol estão tomando? Que sinais são estes que estão fazendo?
Em outros lugares seriam reconhecidos estes gestos? E a garrafa seria reconhecida também?

Aprofundando um pouco mais o debate, com apoio da leitura do livro citado acima e pesquisando também na Internet,deixa aqui o teu comentário sobre as seguintes questões:
*O que entendemos por Globalização?
*Quais são os bens e serviços, ideias, comportamentos e acontecimentos que identificamos em nosso cotidiano e que estão ligados à Globalização?

4 comentários:

  1. Globalização é a atual situação do mundo. Os países estão mais interligados, é possível contato com outros via internet, telefone; as entregas estão mais rápidas,ou seja, a Globalização torna menor as distâncias entre os países.

    ResponderExcluir
  2. A globalização é um processo de expansão do capitalismo, que envolve a economia, a política, a cultura, etc..
    Ela interliga o mundo gerando expansão capitalista.
    Na minha opinião, eu identifico no meu cotidiano o empreendedorismo, as marcas registradas e a internet como serviços e ideias que estão ligadas a globalização.

    ResponderExcluir
  3. A Globalização é um fenômeno de múltiplas significações e apresenta uma diversidade de interpretações. Uma delas é que existe várias globalizações; a que resulta de um desdobramento natural do aprofundamento da interdependência internacional e constitui um tema universal d einteresse global da humanidade.

    ResponderExcluir
  4. Eu entendo por globalização que é um processo de expansão do capitalismo,que envolve a transformação da economia mundial e q vem sendo bem comentado ultimamente.Na minha opinião eu identifico que a globalização atinge a todas as partes do mundo mas no meio em que vivo ela chega a partir da internet , televisão , e muito mais que eu ñ me recordo no momento....

    ResponderExcluir