quarta-feira, 7 de abril de 2010

Reflexão sobre o modo de produção em que estamos inseridos

Analisando as raízes históricas da Revolução Industrial e a formação do sistema capitalista, foi possível perceber uma série de elementos que determinam e influenciam nossas vidas ainda hoje. Seja nas relações econômicas, nas relações entre países ou corporações.

Após as leituras e debates nos livros,
assistimos ao vídeo "História das Coisas":


Vejamos o que escreveram os educandos e educandas da Etapa 3 C, do turno da tarde:

Antigamente, nas indústrias, cada pessoa fazia sua parte; isso existe até hoje, mas com a ajuda da tecnologia – que por sinal, evoluiu muito rápido facilitando a vida das pessoas.
Mas como tudo que é bom, tem sua parte ruim: as indústrias, por exemplo, com essa tecnologia toda, elas produzem fumaça que acaba poluindo o ambiente. Os materiais que eles usam para fazer seus produtos são tirados da natureza, desmatando árvores (...).
Só na Amazônia a quantidade de árvores derrubadas, por minuto, é equivalente a 20 campos de futebol.
E não acaba por aí! Quando a pessoa compra um produto, ela usa, mais ou menos, 85% do produto e os outros 15% é embalagem e ela não é usada, acaba indo para o lixo na mesma hora e, mais uma vez, poluindo a natureza.
Muitas pessoas reciclam o lixo para reaproveitar, mas infelizmente nem todas as pessoas pensam [e agem] assim. Mas a reciclagem [sozinha] não é suficiente.
No lixão, eles queimam o lixo mas acabam poluindo o ar novamente, soltando substâncias tóxicas, prejudicando os animais, florestas, ar, trazendo doenças nas pessoas. (Douglas, Lucas e Rodrigo)

As atividades humanas começaram a causar maior impacto na natureza nos últimos anos, a partir da Revolução Industrial.
A industrialização intensificou o consumo de materiais que são retirados do solo, do subsolo, dos mares, dos rios e das florestas. Além disso, mais da metade da população do planeta habita áreas urbanas. Os problemas ambientais estão se manifestando e atingindo a população diretamente no seu dia-a-dia.
Alguns exemplos de poluição são causas das enchentes e falta de saneamento básico.
Os problemas ambientais também são causados por fábricas que, ao fabricar seus produtos, liberam muitos produtos tóxicos, como, por exemplo, a dioxina, o mais tóxico e mais presente pois está em todos os objetos plásticos que consumimos no nosso dia-a-dia.
As pessoas estão cada vez comprando mais produtos que têm sua duração mínima, como rádios, computadores, etc. E cada vez mais estes objetos são descartados no solo. Alguns são reciclados, mas muitos não podem ser. E aí está nossa pergunta: pra onde vai o lixo que não pode ser reciclado? (Eliziane, Silvana e Maria Eloá)

Com o avanço tecnológico mundial e a formação das indústrias, por um lado nós ganhamos com a tecnologia, mas por outro lado, nós perdemos pelo fato das máquinas estarem ocupando cada vez mais o lugar dos trabalhadores, fazendo com que eles percam seus empregos e muitas vezes, até passem fome.
Além delas [as máquinas?] serem umas das maiores poluidoras do meio ambiente e causadoras de desmatamento.
O que nós entendemos sobre o vídeo é que com a tecnologia avançada, a produção aumentou; fazendo com que os consumidores se sentissem atraídos pelo avanço tecnológico e comprassem mais, muitas vezes coisas desnecessárias que, em pouco tempo, já viram lixo.
Os produtores de alto valor com base no trabalho informacional, produtores de grande volume baseado no trabalho de mais baixo custo. (?) (Gizele, Isabel, Silvia)

Vendo o filme e participando dos debates na sala de aula, podemos perceber que os impactos ambientais e humanistas são causados pelo desenvolvimento capitalista e socialista.
Esse problema iniciou-se, principalmente, pela Revolução Industrial que mudou a sociedade na sua forma de produção, de consumir, nas relações de trabalho e na relação do ser humano com a natureza.
Atualmente no mundo, existe uma [grande] potência econômica: os Estados Unidos (USA), que junto com o Japão e outras potências, consomem um terço de todos os recursos naturais da terra e desperdiçam muito mais do que tem.
Hoje em dia, todos os produtos usados pela população, só 1% é utilizados realmente, o resto, em menos de seis meses é despejado na natureza.
A verdade é que estamos gastando os recursos mais do que nunca e se continuarmos [nesse ritmo] vai piorar cada vez mais. (Andressa dos Santos, Maria Gabriele e Maria Elena)
A matéria prima extraída do planeta Terra que gera novos produtos para o homem. Todo esse lixo industrializado que, acoplado em nossas residências, de ano em ano se renova, trazido pelo marketing do mundo moderno que nos faz consumir cada vez mais.

A sociedade civil não se conscientiza que todo o “lixo industrializado” consumido, destrói nosso planeta; e se continuar assim, na mesma monotonia, irá vir o fim da natureza saudável.

Com a extração insustentável da natureza e o não reflorestamento, haverá um tempo do nosso futuro [em] que as indústrias não terão mais a matéria prima, e a escassez tornará mais caros os produtos. (Caroline, Carlos e Lorelize)

O meio ambiente no convívio com a poluição
Pela nossa concepção do vídeo, pudemos ficar mais cientes que o nosso [planeta] não está sendo cuidado adequadamente. E tanto é que a natureza está morrendo; os animais, etc...

E tudo isso [por] um sistema linear que está prejudicando toda a nossa natureza e a nossa convivência, com a ajuda dos agrotóxicos [e toxinas] [produzidas] nas fábricas – ou melhor dizendo: [as fábricas] estão jogando os resíduos na nossa natureza e prejudicando rios e animais.

E do lixo forma uma toxina, que sai [também] das fábricas, chamada dioxina.

E tudo isso quer dizer que não pode ser controlado? Fique com nossa pergunta: será que não podemos mudar [o sistema] linear [de produção] para que ele não prejudique mais a nossa natureza? (Taylor, Paulo Antônio e Alexsander)

Extração, produção, distribuição, consumidor e lixo

Estamos envolvidos nessas cinco etapas de produção.
Extração é o desmatamento que acontece em áreas do planeta com grande quantidade de matéria prima. Como bom exemplo dessa exploração temos os EUA que contém apenas 4% de suas florestas [originais] e se todos os países consumissem igual a ele, precisaríamos de mais [4] planetas iguais ao nosso.
Infelizmente extraímos mais do que devemos (...)

Produção. São as fábricas que produzem os produtos que vão á venda; mas que são feitos por pessoas que acabam se poluindo com as toxinas que causam graves problemas de saúde, como asma e câncer. As toxinas entram e saem como produtos ou subprodutos, ou seja, a fumaça que gera a perda do ar puro.

Distribuição. Os produtos não atingem o custo necessário até chegar ao consumidor. Isso acontece porque os trabalhadores não são bem remunerados, recebem baixos salários e [trabalham] sem plano de saúde.

Consumidor. A mídia tem grande influência com os consumidores, pois foram criadas duas ideias: [obsolescência planejada] criado para ir para o lixo e [obsolescência perceptível] criado para ser trocado; ou seja, somos influenciados para dar lucro ao governo (?).

Lixo. É o último item da produção, porque de 100% dos [produtos adquiridos], apenas 1% é utilizado [por mais tempo] e 99% vira lixo para poluir o planeta. Das queimadas feitas pelo homem, sai a dioxina, pela fumaça que é a maior poluente para o meio ambiente.

Obs.: Esse assunto está relacionado na exploração de matéria prima e mão-de-obra como aconteceu com a Revolução Industrial, que com avanços da tecnologia nos força a consumir, sem ao menos saber de onde e como foi feito o produto. (Andriely, Andressa Cardoso e Kelen Pereira)
Muita coisa ainda está por ser escrita! Aguardem!

3 comentários:

  1. é otimo estudar sobre os indios, foram eles que deixaram essa imensa riqueza para nosso brasil.
    atravez deles conseguimos ter contato com ervas, plantas,e historias reais.
    acho que eles deveriam ter uma total consideração por nos "brancos"! temos que ter total respeito pela terra onde esles vivem pois pra eles somos um corpo que quer tomar novamente o lugar deles e ainda levar muitas doenças da cidades para as tribos.
    não eles não são agrescivos, eles só querem defender a terra deles.
    o brasil só existe pelos indios!!!!

    ResponderExcluir
  2. ahh...aqui está o comentário perdio da Evelyn...
    é que acabou escrevendo nesta postagem...foi isso...

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir