sábado, 17 de abril de 2010

Calendário e contagem do tempo!

Já conversamos sobre as diferentes formas de contar o tempo. Existem várias maneiras de contar o tempo utilizadas por diversos povos.

Em geral as formas de contar o tempo já conhecidas baseiam-se nos movmentos dos principais astros aparentes na face da Terra: o sol e a lua.

A unidade básica principal é o ANO, que equivale ao tempo aproximado que a Terra demora para fazer uma volta completa em torno do Sol. Na verdade, o tempo mais exato é 365 dias, 5 horas, 49 minutos e 12 segundos. Para corrigir essa "sobra" foram criados os anos bissextos, aqueles em que o mês de fevereiro tem 29 dias.

Mas então, se o SOL e a TERRA são as mesmas para todos os povos, porque existem diferentes calendários? Ora, isso é fácil de entender quando pensamos que a organização do tempo em datas é uma escolha, uma decisão arbitrária e que cada cultura escolheu o seu jeito.

Calendário Maia

Nós vivemos no calendário chamado de Gregoriano, instituído em 1582, pelo Papa Gregório XIII em substituição (ou adaptação) ao calendário Juliano - instituído por Júlio César, no ano 46 a.C. Por sua vez, Julio César aprimorou o Calendário Romano, criado junto com a fundação da lendária e mitológica Roma.
Desta forma foi a sucessão até o nosso calendário. Lembrando que o ano solar de 365 dias foi uma contribuição dos egípcios, também encontrada em calendários pré-colombianos, e a semana de sete dias vem do calendário hebraico.

Mas a questão feita em aula é a seguinte: se nosso calendário começa no Ano 1, que seria o nascimento de Cristo, porque comemoramos o Natal só em 25 de dezembro?
Ora, muito simples!
Primeiro que o dia exato do nascimento de Jesus não é conhecido, a data de 25 de dezembro foi definida pela Igreja Católica no séc III (no Ocidente) e no século IV (no Oriente). A intenção era "cristianizar" algumas festas milenares e tradicionais; algumas de povos muito antigos que vieram chegando através dos festejos persas em honra ao nascimento do Deus Mitra (o Sol da Verdade) e festas romanas como a Saturnalia, que comemorava o início do inverno no hemisfério Norte. A leitura de textos da Bíblia onde relatam o nascimento de Jesus já colocam em dúvidas se ele, de fato, teria nascido nessa época do ano - que é o inverno lá.

E outra coisa, o próprio Nascimento de Cristo ocorre em ano controverso. Atribuido ao ano 753 da Era Romana (contada a partir da fundação de Roma), estudos posteriores, realizados no ano 1286 da Fundação de Roma levaram a afirmação de que aquele era o ano 532 do nascimento de Cristo; ou seja implantando a a  Era Cristã, dividida em a.C e d.C.
O problema é que, novos estudos e novas evidências levaram a algumas suspeitas sobre essa data e, hoje, estima-se que Jesus tenha nascido, na verdade, de 4 a 7 anos antes do que se pensava inicialmente.

Ou seja: tudo foi contado, reconatdo e definido bem depois que Cristo nasceu e morreu!

Parece complicado? Então pede pro professor da Sala 4 te explicar um pouco sobre as determinações e unidades astrológicas utilizadas para contar o tempo. Aí sim tu vai ver o que é complicado...

Abração pra todo mundo! Nosso debate segue na aula!

Curiosidades:
- o dia do descanso (cristão, judaico e islâmico)
- os nomes dos meses
- os ossos da mão e o número de dias de cada mão

Muitos outros detalhes e informações podem ser vistos AQUI, em material utilizado pelo Museu de Topografia da UFRGS
Sobre a polêmica em torno da data do Natal há um bom texto explicativo na Wiki. E mais outras informações AQUI.

E o Papai Noel? Alguém sabe dizer como ele "nasceu"?

Nenhum comentário:

Postar um comentário