quinta-feira, 8 de abril de 2010

Quem são eles?

Na Etapa 2, fazendo o debate sobre "Formação cultural e construção da identidade", estamos verificando e conhecendo a presença indígena na nossa formação enquanto nação.

Mesmo após 500 anos de massacre e exploração, nossas populações nativas ainda guardam uma enorme variedade étnica e cultural. São diversas línguas e tradições, algumas já amalgamadas com as culturas e costumes da dita "civilização"; outras ainda conservando certo grau de pureza, mantendo e preservando costumes e culturas milenares.

Assitimos um pouco dessa diversidade e riqueza, no vídeo da série TV Escola "Índios no Brasil". O primeiro episódio - "Quem são eles" - foi assistido no dia 08 de abril e a turma pôde deixar um pouco das suas impressões e conclusões aqui pelo "Sala".

3 comentários:

  1. Fernanda Pereira da Silva8 de abril de 2010 às 17:14

    bom; achei interessante o vídeo, acho que as pessoas deveriam saber mais sobre os Índios e procurar aprender mais sobre os Índios também. Gostaria muito que um índio ou até mesmo um descendente de índio viesse aqui na nossa escola falar mais sobre suas origens, seus costumes etc.

    ResponderExcluir
  2. È uma civilização com cultura e tradiçaõ milenar aonde o povo brasileiro não conhece . E muitas vezes invadem seus espaços cuturais e suas terras .

    ResponderExcluir
  3. é otimo estudar sobre os indios, foram eles que deixaram essa imensa riqueza para nosso brasil.
    atravez deles conseguimos ter contato com ervas, plantas,e historias reais.
    acho que eles deveriam ter uma total consideração por nos "brancos"! temos que ter total respeito pela terra onde esles vivem pois pra eles somos um corpo que quer tomar novamente o lugar deles e ainda levar muitas doenças da cidades para as tribos.
    não eles não são agrescivos, eles só querem defender a terra deles.
    o brasil só existe pelos indios!!!!

    ResponderExcluir