terça-feira, 14 de setembro de 2010

Globalização: Aldeia Global?

Discutindo algumas questões acerca da Globalização e do processo de Mundialização, a etapa 5 avaliou os limites do tal sistema globalizado. Globalização que não atinge o mundo de maneira igualitária.

*Caso precise, clica nas imagens acima para ver ampliado.
Globalização - por Andreza Camargo e Daiane Moraes

Entende-se por globalização o processo de aprofundamento da integração econômica, social, cultural e política.

A partir disso podemos dizer que a globalização gira em torno do capital, mercadorias, pessoas e informações.

A globalização atinge todo o planeta mas não é igual para todos. Alguns são mais globalizados que os outros.
Podemos dizer que a globalização não é “global”, pois, por exemplobém há o exemplo do uso de computadores e informática dos quais muitas pessoas estão excluídas pois não são alfabetizadas e não sabem utilizar as tecnologias que o mundo oferece.
====================================================

Bibliografia de referência:
MOREIRA, João Carlos e SCENE, Eustáquio. Geografia – Volume 3 – São Paulo: Scipione, 2005.

===================================================
QUESTÕES (página 77)
1) Como está distribuído o acesso à rede de linhas telefônicas e à Internet no mundo?
 
2) Por que não faz sentido falar em aldeia global, como se o mundo estivesse integrado como um todo?
 
3) Mesmo que toda a população do mundo repentinamente tivesse acesso a avançados sistemas de telecomunicações e a modernos computadores não se resolveria o que vem sendo chamado de exclusão digital. Por quê?
 
Responder nos comentários

3 comentários:

  1. 1)(2002)O NÚMERO DE PESSOAS QUE FAZ USO DE TELEFONE TANTO FIXO QUANTO MÓVEL E O USAM COMPUTADOR É MUITO PEQUENO ATÉ MESMO NOS PAÍSES SUBDESENVOLVIDO,ONDE UMA PEQUENA PARTE DA POPULAÇÃO NÃO SABEM USAR ESSES RECURSOS E FICAM SEM FAZER PARTE DA CHAMADA "ALDEIA GLOBAL".

    2)PORQUE A GLOBALIZAÇÃO NÃO CHEGA PARA TODOS OU SEJA O MUNDO NÃO É GLOBAL POIS NEM TODOS OS PAÍSES SÃO IGUAIS NA QUESTÃO DO DESENVOLVIMENTO.

    3)MESMO QUE OS SISTEMAS DE TELECOMUNICAÇÕES ESTEJAM ACESSÍVEIS, SEM ALFABETIZAÇÃO E SEM CONHECIMENTOS INFORMÁTICOS BÁSICOS AS POPULAÇÕES TERÃO UM REDUZIDO ACESO A SOCIEDADE EM REDE.

    ResponderExcluir
  2. 1.Esta mal distribuido,pois,há grandes diferenças de acesso entre os países,mais ricos tem mais acesso por terem mais condições financeiras,ou tem mais desenvolvimento na educação.

    2.Porque a revolução da informação,numa escala mundial,apenas começou e as suas redes estão a desenvolver-se a cada dia,mas estão fortemente consentradas apenas em alguns países.

    3.Ainda que conseguissem chegar a atualização moderna da tecnologia teriam que investir na educação,pois geralmente os lugares que ficam para tras, são os que tem grande indice de analfabetismo.
    4.Em alguns países desenvolvidos,essas tecnologias estão praticamente universalizadas,mas muitos países e pessoas nos países subdesenvolvidos não fezem parte da chamada "aldeia global".

    5.Não,pois nos países perifericos,poucos participam da sociedade da informação.



































    ainda que

    ResponderExcluir
  3. 1)ESTA MUITO DIFICIL O ACESSO A INTERNET,PORQUE ATÉ ALGUNS PAISES SUBDSENVOLVIDO NÁO TEM CONDIÇÃO FINANCEIRAS ACESSAR A INTERNET

    ResponderExcluir