sexta-feira, 2 de julho de 2010

ESQUERDA E DIREITA!

Em nossos debates sobre Políticas Públicas, nos deparamos frequentemente com os conceitos de "esquerda" e "direita". Mas afinal, o que significam estes termos? E de onde surgiram estas denominações?

Com a ajuda das leituras em nosso livro de História (o Azul) e alguma pesquisa na internet, poderemos debater sobre isso e diferenciar estas duas posturas político-ideológicas. E lembrando do que Paulo Freire sempre falava: "Não existe neutralidade! Toda neutralidade é uma opção disfarçada" - ou ingênua, ou até inconsciente!

Muitas vezes nos deparamos com "analistas" políticos chamados de "isentos", economistas e cientistas "isentos" em diversos noticiários e canais de comunicação. "Isento", aliás, parece estar se tornando quase um sinônimo de "fascista", "conservador" ou "de direita". Sobre a confusão (premeditada?) qeu alguns insistem em fazer com as ideias políticas, LEIA uma postagem AQUI (noutro blog).


6 comentários:

  1. Quando a Revolução Francesa se organizou em convenção (parlamento), a luta política se intensificou. O assento do presidente ficava no meio da sala, os Girondinos (alta burguesia conservadora) sentavam-se à direita dele, os Jacobinos (pequena burguesia e representantes da plebe de Paris) sentavam-se à esquerda. Assim se originou os termos de direita e esquerda. Direita Conservadora e esquerda de oposição.

    ResponderExcluir
  2. “Esquerda” e “direita” são termos utilizados na classificação das ideologias políticas. Essa terminologia surgiu em 1789-1790, durante a Revolução Francesa, a partir da distribuição dos agrupamentos políticos no salão da Assembléia Nacional revolucionária: nas cadeiras à esquerda da mesa que presidia a Assembléia sentavam-se os partidários da revolução ou de mudanças no regime tradicional, e nas cadeiras à direita ficavam os grupos mais conservadores, contrários as reformas. Hoje em dia a utilização dos dois termos tem gerado muita confusão e não são poucos os que defendem sua abolição por considerá-los ultrapassados. De fato, esses termos precisam ser empregados em um sentido relativo, quer dizer, uma ideologia ou um partido político só pode ser classificado como de “esquerda” ou de “direita” em relação a uma outra ideologia ou a um outro partido político.

    ResponderExcluir
  3. São uma forma comum de classificar posições políticas, ideológicas ou partidos políticos.

    A oposição entre as duas correntes é imprecisa, ampla, e consiste numa interpretação dicotômica de uma série de fatores determinantes. Geralmente são entendidas como polaridades opostas de um mesmo espectro político e ideológico. Assim, um partido poderia ser "esquerda" em determinadas instâncias e "direita" em outras.

    A origem dos termos remonta à Revolução Francesa, onde os membros do Terceiro Estado se sentavam à esquerda do rei enquanto os do clero e da nobreza se sentavam à direita. Os mais radicais que normalmente eram contra as decisões ficaram conhecidos como a esquerda enquanto os favoráveis as decisões eram de direita.

    *dicotomia: DICOTOMIA;É UMA DIVISÃO EM DUAS PARTES

    ResponderExcluir
  4. É bastante comum usarmos as expressões "ESQUERDA E DIREITA", p/ designar grupos antagônicos, ou seja, grupos que se opõe a um jogo político.Mas este termo começou a muitos tempo atrás.
    Tudooriginou-se na FRANÇA do século XVIII.Osistema político era composto por três grupo:os chamados ESTADO GERAIS(o clero, a nobresa e o terceiro estado, formado pelo "resto" da população:a burguesia que na época era uma classe nova, os comérciantes, médicos e agricultores), porém o terceiro estado era o que mais sofria represália,como pagamento de imposto, além de terem inumeras limitações como o fato de não poderem ocupar cargos políticos.
    Originou-se esse termo pelo fato da membresia do terceiro estado assentar-se a esquerda do "REI" enquanto o clero e a nobresa sentarem a direita.conceito de direita:é um grupo conservador e de esquerda de oposição

    ResponderExcluir
  5. Quando a Revolução Francesa se organizou em convenção (parlamento), a luta política se intensificou. O assento do presidente ficava no meio da sala, os Girondinos (alta burguesia conservadora) sentavam-se à direita dele, os Jacobinos (pequena burguesia e representantes da plebe de Paris) sentavam-se à esquerda. Assim se originou os termos de direita e esquerda. Direita Conservadora e esquerda de oposição

    ResponderExcluir
  6. "esquerda" e "direita" são uma forma comum de classificar posições politicas,ideologicas, ou partidas politicas.
    A origem dos termos remonta á revolução francesa, onde os menbros do terceiro estado se sentam á esquerda do rei em guanto os do clero e da nobrezase sentam a direita.

    ESQUERDA DIREITA
    LIBERALISMO ECONOMICO INTERVENCIONISMO ECONOMICO
    ESTADO GRANDE ESTADO GRANDE/PEQUENO
    IGUALDADE DE RENDA IGUALDADE DE OPORTUNIDADE
    COLETIVISMO INDIVIDUALISMO
    A VONTADE DO POVO A LEI ESTA ACIMA DA
    ESTA ACIMA DA LEI. VONTADE DO POVO.

    ResponderExcluir