sábado, 19 de junho de 2010

SEMINÁRIO de conclusão de etapas


"O seminário não é feito somente para o professor, mas essencialmente para a turma de alunos. Ele não é uma leitura de um texto, mas sim uma troca de idéias entre quem apresenta e quem o assiste."
Conheça o texto de onde foi extraído o fragmento acima.

E em 2010, começamos com os Seminários neste sábado, 19 de junho.
Nós do turno da tarde, começamos as 9horas da manhã de sábado, com as apresentações da Etapa 5B.

Os dois trabalhos tiveram assessoria direta das àreas das Ciências Humanas e das Ciências da Natureza, além de contribuições da àrea das Linguagens. Conheçam os temas abordados pelos finalistas:
SANEAMENTO BÁSICO
Carlos Alexandre Lazzeri, Caroline Medeiros Alfaro, Cristiane Suelen Lanzzanova Esquivel, Flávia de Moura Witt e Mônica Andressa Morais dos Santos.
O grupo apresentou um bom material com informações e imagens sobre o processo de saneamento básico, resgatando um pouco da história do esgotamento sanitário no Brasil e em Uruguaiana; trouxe para o coletivo um pouco das diretrizes da Política Nacional de Saneamento Básico, implementada por Lei Federal desde 2007, pelo Governo Lula.

Na rodada de debates foi possível aprofundar um pouco as questões locais, aqui da cidade, em que vivemos, nos últimos anos, uma ameaça de privatização dos serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto e também vemos fortes questionamentos por parte da prefeitura em relação a CORSAN.

Na realização deste trabalho, o grupo visitou e conheceu a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) instalada em Uruguaiana; explicaram o processo de decantação através do uso de bactérias aeróbicas e anaeróbicas e descobriram que, infelizmente, um aparte bem pequena da população da cidade é atendida pela coleta e tratamento de esgoto. Isto tem reflexos dramáticos nas estatísticas de saúde pública, como foi bem lembrado pelo grupo.

Abaixo fica um pouco dos materiais que o grupo utilizou (slides Power Point)
Saneamento Básico


ORÇAMENTO PARTICIPATIVO
Aline dos Santos Rodrigues, Eva Lissara Messa Estigarribia, Leonel Setembrino da Silva Junior, Pâmela Ferreira Jouglard e Paloma Rozane da Silva Souza.
Abordando questões fundamentais para se entender o orçamento, o grupo utilizou conceitos de economia e finanças públicas de maneira a apresentar algumas diferenças entre o processo "tradicional" de se construir o orçamento e o processo de participação realizado por algumas administrações, chamado de Orçamento Participativo.

Apresentram conceitos como democracia participativa, orçamento público, receitas e despesas.
Mostraram um vídeo de divulgação do processo de OP da cidade paulista de Guarulhos - assista abaixo - e contaram um pouco da organização da experiência de Porto Alegre, cidade que já foi conhecida como Capital Mundial da Democracia Participativa.
No momento do debate foi possível aprender muito mais sobre a organização do Estado /Governo, as competências administrativas e as diferentes concepções políticas em torno do tema (esquerda/direita).

Rodada de debates entre os grupos e o coletivo de educadores/as.

Enfim, foi uma manhã de muitas aprendizagens! Valeu!

6 comentários:

  1. Acredito que todos(as)deram o o melhor de si,mas as vezes o que nos vale em primeiro lugar é saber e entender o que estamos falando. Bom, os dois grupos de seminaristas abordaram sobre dois ótimos assuntos que estavam interligados.
    Por que se houvesse orçamento participativo em nosso município o nosso excelentíssimo "PREFEITO" tinha convocado uma assembléia e juntamente com a comunidade tinham decidido sobre como gerenciar a verba, como por exemplo:em nossa comunidade há varias ruas asfaltadas sim -não estamos reclamando - mas se houvesse um co-entendimento entre a administração local e a comunidade, pensariam juntas e entrariam em comum acordo que seria melhor p/ comunidade e prioritário o SANEAMENTO BÁSICO do QUE O ASFALTO.

    ResponderExcluir
  2. Eu achei muito interessante este texto, por que foi um resumo dos seminários que foram apresentados.Achei muito importante até para nós educandos[as] pois vimos o nosso seminário de outro ponto de vista.
    Eu pude perceber como uma coisa é relacionada á outra,por que o saneamento Básico e o Orçamento Participativo tem tudo a ver com Políticas Publicas,eu adorei este texto pois nós educandos[as] podemos ver o resultado do nosso esforço e envolvimento para que este trabalho fosse bem elaborado e bem apresentado para que todos entendessem o assunto abordado.
    Acho que conseguimos apresentar com sucesso o seminário,agradecendo é claro aos educadores e educadoras que nos ajudaram.

    ResponderExcluir
  3. eu adorei os seminários, foram temas muito interessantes que estão presentes no nosso dia-a-dia.
    todos deram o seu melhor para a realização dos trabalhos que ficaram ótimos.

    ResponderExcluir
  4. Os seminários foram bons com temas interessantes que presenciamos no dia-a-dia,os alunos se esforçaram, acredito que deram o melhor de si, já pensando no próximo vamos melhorar ainda mais pois somos os finalistas.

    ResponderExcluir
  5. os temas eram bem interesante e tinham bastante conteudo que interesava a todos.

    ResponderExcluir
  6. pamela ferreira jouglard9 de julho de 2010 às 17:01

    EU ACHEI UM SEMINARIO MUITO LEGAL POR QUE NESSE DIA NÓS ALUNOS DA 5 ETAPA APRENDEMOS MUITAS COISAS SOBRE SANEAMENTO BÁSICO E SOBRE ORÇAMENTO PRATICIPATIVO.

    ResponderExcluir